José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira
Investigador em História Contemporânea Portuguesa

Nasceu no Porto em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política.

Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da TVI 24 “EPHEMERA” e foi autor do programa da SICN “Ponto Contraponto” e faz parte do painel do mais antigo debate político português, atualmente “A Circulatura do Quadrado” na TVI 24 e TSF, anteriormente a Quadratura do Círculo. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera.

Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.

O que é o EPHEMERA?
Trata-se de um acervo privado, o arquivo e a biblioteca de José Pacheco Pereira, gerido na sua atividade pública pela Associação Cultural Ephemera.

Constituído por três fontes principais:
• A biblioteca e papéis da família Pacheco Pereira, que se encontravam no seu grosso na posse de Álvaro Pacheco Pereira, falecido em 2012;
• A biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira;
• Um vasto conjunto de ofertas que vão desde bibliotecas inteiras a espólios completos, para além de muitos núcleos mais peque-nos e um contínuo fluxo de materiais, comprados mas, na sua maioria, oferecidos. É um acervo no seu conjunto generalista, mas com uma forte componente especializada na história política contemporânea, quer portuguesa, quer internacional. Os materiais de arquivo compreendem coleções únicas em Portugal e não é possível estudar muitos aspetos da história contemporânea portuguesa sem passar por aqui. É também o único repositório de materiais internacionais do mesmo tipo existente em Portugal.

O que recolhe no EPHEMERA?
Tudo, quase tudo, muita coisa.
Livros, panfletos, fotografias, cartazes, emblemas, pins, autocolantes, objetos históricos e culturais, manuscritos, maquetas, desenhos, faixas, uniformes, publicidade, etc. Tudo o que sirva para compreender o passado, o quotidiano, a história, e a vida cultural, social e política.

O que está no EPHEMERA?
Arquivos de Francisco Sá Carneiro, Vítor Crespo, Sousa e Castro, várias organizações de extrema-esquerda, União Socialista, Censura, Maurício Pinto, Família Pacheco Pereira, Núcleo da Vila da Marmeleira, etc., coleção de cartazes, autocolantes, fotografias, partituras, discos, Cds, DVDs, etc.

A Associação Cultural EPHEMERA©
Foi constituída uma associação cultural sem fins lucrativos chamada Associação Cultural EPHEMERA© com o objectivo de criar uma base institucional ao nosso trabalho. Continuaremos a depender essencialmente do trabalho voluntário e dos nossos próprios recursos, o arquivo e a biblioteca continuarão a ser privados até que haja uma outra solução institucional, mas a intenção é ser cada vez mais o “mais público dos arquivos privados”.